FIV e FELV: vírus da Imunodeficiência ("AIDS") e Leucemia felina
A FIV e a FELV felina são algumas das doenças mais comuns em gatos no Brasil. E devido ao fato de não possuírem cura, elas assustam e causam muitas dúvidas.
Então, para tentar simplificar o assunto e esclarecer dúvidas cruciais, nós preparamos este artigo completo para você.
Veja outros conteúdos relacionados:
- Zoonoses: o que são e quais as mais comuns
- Leishmaniose Canina: o que é, como prevenir e quais os tratamentos
- Vacinação veterinária em domicílio: tire todas as suas dúvidas
O que é FIV felina
A FIV, sigla que vem da palavra inglesa “Feline Viral Immunodeficiency”, que significa Imunodeficiência Viral felina, também conhecida como AIDS felina, pode ser fatal se não for diagnosticada precocemente. Mas, se descoberta cedo, a doença pode ser controlada, garantindo mais qualidade e longevidade de vida ao pet.
Como é transmitida
O vírus da FIV felina pode ser transmitido de um gato para o outro por meio da saliva e do sangue, em situações como o parto, gestação através da placenta, amamentação, brigas e acasalamento, por exemplo.
Sinais Clínicos
Os sintomas e a debilidade da FIV variam de gato para gato. Durante a fase aguda, os sinais clínicos podem envolver anorexia, febre e aumento dos gânglios linfáticos.
A fase latente é assintomática.
Conforme a doença vai avançando, podem apresentar outras infecções decorrentes da baixa imunidade.
Diagnóstico e tratamento
A FIV não tem cura, mas tem tratamento que serve como suporte para garantir mais longevidade e qualidade de vida para o pet.
O diagnóstico é feito através de exames realizados por um médico veterinário.
Prevenção
Ainda não há uma vacina para prevenção da doença aqui no Brasil.
Então, o mais indicado é castrar os bichanos, assim, o comportamento agressivo e a necessidade dos gatos de irem para a rua é reduzida.
E se o bichano for testado como positivo para FIV?
A melhor coisa é mantê-lo preso dentro de casa para evitar o contágio de outros gatos.
O que é FELV
O vírus do FELV debilita todo o sistema imunológico do animal, deixando-o vulnerável a doenças infecciosas, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos...
A doença tem um único agente causador: o retrovírus FELV. Sigla para Feline Leukemia Virus, que significa “vírus da leucemia felina”. Infelizmente é uma doença muito comum nos gatos, e normalmente acaba por levá-los à morte.
Como é transmitida
Por se tratar de um vírus altamente contagioso, o FELV é transmitido para os bichanos através do contato com outros gatos e objetos infectados, como: caixa de areia, potes de ração, cama, etc...
O FELV não é transmitido para cachorros, e muito menos para os seres humanos. Mas, há alguns estudos que afirmam a possibilidade de transmissão para felinos maiores, como onças, leões e tigres, por exemplo.
Sinais Clínicos
Da mesma forma que o FIV (aids felina), o FELV (leucemia felina) tem sinais clínicos que variam muito de gato para gato, podendo apresentar:
- Febre
- Mal estar
- Perda de peso
- Anemia
- Apatia
- Problemas respiratórios
- Estomatites
- Gengivites
- Anorexia
Ou podem permanecer assintomáticos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito através de exames aplicados por um médico veterinário. Há vários kits de teste rápido que detectam a proteína do vírus causador da doença (P27).
Caso o resultado seja positivo, não há cura, mas pode ser feito um tratamento para tentar prolongar a vida do pet, oferecendo qualidade de vida.
De qualquer forma, a partir do resultado positivo, o gato precisará ficar ISOLADO da presença de outros gatos.
Tanto para resultados negativos, quanto positivos, é necessário repetir o exame depois de um certo tempo.
Prevenção
Além da vacinação, que deve ser feita após realizado o exame de FELV, a melhor prevenção é o cuidado com a higiene dos gatos e da origem dos seus alimentos.
Além disso, as consultas regulares são indispensáveis para um diagnóstico precoce, evitando a infecção de outros bichanos.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de ajudar o pet e proteger outros animais.
Já fez o teste por aí? Fale conosco e vamos examinar o seu pet.
📲 (48) 991047478 | 🌐 www.anacastrovet.com.br
